Morando em outra cidade; A escolha do lugar.


Bom, gente, lembram desse post aqui que eu expliquei que não estava vindo muito aqui no blog por causa da faculdade e da mudança? Então, eu sei que muita gente vai morar em outras cidades para fazer faculdade, ensino médio ou até mesmo cursinho.

Sinceramente, eu não acreditava muito que eu fosse, pois sou uma pessoa bem caseira e queria passar aqui na universidade da minha cidade… Mas, nossos planos nem sempre dão certo. Eu passei em Biomedicina numa cidade que fica a 5 horas da minha (se um dia vocês quiserem saber mais sobre um Biomédico, me falem!).

Então, no começo foi muito difícil, decidir se eu ia ou não. Conversei com meus pais, familiares, namorado e quem me ajudou muito também foram meus professores, afinal ninguém melhor que eles pra conhecer os cursos.

Bom, a primeira pergunta, foi: Onde morar? A cidade é grande, tem várias universidades, consequentemente vários lugares para ficar, as opções para escolher: República, Pensionato ou Apartamento. Vou falar um pouco sobre elas para vocês verem o que é melhor no seu caso.

O que é: Um lugar onde moram estudantes, sendo que eles mesmos administram a casa. Ou seja, limpeza, gastos, contas, tudo quem “comanda” são os próprios adolescentes.

Prós: Você tem uma liberdade muito grande. Festas e bebidas a hora que quiser, afinal não tem a supervisão de um “adulto”.

Contras: Sabe a liberdade que eu falei? Tem gente que abusa. Você tem uma prova super difícil amanha e hoje os outros resolvem fazer festa e bagunça e você sozinho não pode fazer nada a respeito. Sem contar, que, como eu disse, são os estudantes que administram, ou seja, as áreas comuns da casa vocês vão tem que limpar ou se não a casa vira um chiqueiro. Sem contar que você não tem muita privacidade.

Vai tentar? Estabeleça regras com os outros moradores. Alguns vão cumprir, outros não, mas você tem que se respeitar e pedir respeito também. Sempre se lembre que junto com a liberdade, vem uma responsabilidade muito grande.

O que é: Parecido com a República, só que tem um “adulto responsável”. É como uma casa de família que abriga estudantes e pensionistas. Eu estou morando em um pensionato e gosto bastante. Onde eu moro tem 17 meninas, a dona do pensionato e seu marido.

Prós: Você está numa casa onde tem uma certa organização, onde tem regras para manter a boa convivência. Alguns pensionatos oferecem refeições e até lavagem de roupa. Sem contar que você não tem que se preocupar com a limpeza da área comum da casa. E se você ficar doente, vai ter um adulto pra cuidar de você e até levar no médico.

Contras: Você perde um pouco a liberdade. Tipo, se seus pais quiserem te visitar, eles vão ter que ficar em um hotel. E também, nos femininos eles não deixam entrar namorado nem amigos. E se você quiser ir para fazer festa, nem pense em ficar em um pensionato.

Vai tentar? Então procure um que você veja que é confortável e que você realmente se sinta em casa. E lembre-se, existem regras e elas servem para ser seguidas!

O que é: Um lugar onde dois, ou três estudantes moram cuidando e dividindo as despesas.

Prós: É pouca gente junto. Ou seja, é mais fácil se conhecer e fazer regras. Se sua mãe, seu namorado quiser te visitar, eles tem onde ficar. Além de que você provavelmente vai estar entre amigos. E festinhas pequenas podem ser feitas.

Contras: Novamente, você estará sozinho e vai ter que tomar conta de tudo, desde limpeza a finanças.

Vai tentar? Eu acho legal sim. Mas como no meu caso que eu fui sem conhecer ninguém, não tem como escolher qualquer um pra se morar junto, né. Portanto se for o primeiro ano, eu acho que o apartamento é melhor quando você já tem gente conhecida pra morar com você, se não tem é melhor procurar alguma referência da pessoa antes de se mudar.

É isso gente, falei um pouco de cada para vocês conhecerem e escolherem o que se encaixa mais no que você procura, lembre de procurar algum lugar perto da onde você vai estudar, isso facilita muito a sua vida. Qualquer dúvida, deixe nos comentários ou me mandem no contato, eu estou aqui para ajudar vocês!

Beijos, Amanda.

PS: As fotos foram retiradas de alguns sites, sendo as duas primeiras casas utilizadas nas filmagens de American Pie e a última (do apartamento) é de minha autoria.

7 comentários sobre “Morando em outra cidade; A escolha do lugar.

Deixe uma resposta

