Faculdade, e agora?


Bom gente, todos sabem que eu estou no primeiro ano de faculdade, né? Eu queria deixar esse primeiro mês de aulas passar pra começar a falar sobre o assunto e até ter um pouco mais de base pra dizer.

Primeiro, sabe tudo o que você aprendeu até hoje? Alguns professores vão te dizer que isso não vai valer de nada daqui pra frente. E o que você vai fazer? Ligar pra sua mãe reclamar com o diretor? Gente, faculdade não é igual ensino médio.

Pra começar, não vá vestida igual as meninas do LookBook como algumas blogueiras falam. Gente, faculdade não é circo nem desfile de moda. Todo mundo vai com roupa normal, salvo algumas exceções de alguns cursos.

Dificilmente você vai achar uma faculdade que chegue com uma apostila ou livros certos para usar durante o ano. E muito dinheiro vai ser gasto em xerox, isso é fato. Não se assuste, haha.

Faculdade não é só festa e bebedeira. Se você tem essa ideia na cabeça, esqueça. Você provavelmente vai ver alguns festeiros de anos anteriores na sua sala cumprindo as famosas DP’s, você não quer ser um ano que vem, né? Então, estudo antes da diversão, não esqueça disso.

Bom gente, só queria dar uma desmistificada no que é o ensino superior. Na sua faculdade não é assim? Deixe aí nos comentários, é bom conhecer vocês.

Beijos, Amanda.

8 comentários sobre “Faculdade, e agora?

  1. Nossa vc já faz faculdade é tão jovem :O
    Eu tenho tantas dúvidas de faculdade kkkk tira as pequenas dúvidas pra mim, é só umas perguntinhas báscias.
    1° Vc ganhou uma bolsa na faculdade ou seus pais que estão pagando, ppois a faculdade que eu querofazer o mensalidade passa de 1.000 reais.
    2° Como faz pra ganhar uma bolsa, só dá pra ganhar se for com essas provas como o Enem, Pas?? Tem outra maneira pra ganhar uma bolsa???
    3° Precisa de um fiador para se matricular na faculdade??? É necessário fazer um cursinho antes de ir para a faculdade??? Pode fazer o cursinho e a faculdade ao msm tempo???
    4° Os materiais que vc precisa para a faculdade é vc quem paga??
    5° A faculdade tem em qualquer horário??

    Ta já estou fazendo perguntas de mais… pois quero MUITO fazer faculdade de jornalismo, mas acho que não tem por aqui onde moro, muito menos o cursinho, esse é meu último ano de escola e pretendo fazer o ENEM no final do ano.
    bjs

    http://talento-feminino.blogspot.com/

    • Haha, sem problemas, to aqui pra isso! Vamos lá.

      1. Eu passei em uma faculdade estadual, ou seja, pública, não preciso pagar não.
      2. Olha, eu não entendo muito disso, mas além do Enem/ProUni eu sei que em algumas universidades particulares eles dão bolsas para os melhores classificados no vestibular, e também se o aluno tirar boas notas no Enem. Mas aí também tem uma questão de ver como é a faculdade que você quer e conversar também, tem universidade que é flexível nessa questão e dá até vários descontos e tal.
      3. Como eu falei, não sei muito sobre a universidade particular, mas dei uma pesquisada e parece que não precisa, mas é melhor ver antes certinho com a faculdade que você quer entrar. (: Não é não. Pode, mas o cursinho é uma preparação para o vestibular, e se você já está dentro do curso e faculdade que você quer, não tem motivos pra fazer.
      4. Nas particulares que eu conheço é você quem paga os materiais sim e públicas a mesma coisa, isso é na maioria dos casos né… Já ouvi falar de universidades que davam alguns materiais mas são poucas que fazem isso.
      5. Então, aí depende da faculdade e do curso, pro exemplo, o meu é integral, ou seja de manhã e à tarde. Mas você disse que quer jornalismo, na faculdade que eu conheço tem de manhã e à noite, em um período só. Mas aí também é uma coisa que varia de faculdade pra faculdade, geralmente na hora de fazer a inscrição pro vestibular tem o horário do curso e na página da faculdade na internet deve ter também, vale dar uma pesquisada por lá!

      Assim, só pra esclarecer, o cursinho não é obrigatório, entende. Se você apenas terminar o ensino médio e passar no vestibular você não precisa fazer cursinho não. Pra você que quer fazer o Enem, é legal depois de pegar a nota se inscrever no Sisu pra tentar uma faculdade pública, pois apesar de não ter todos os recursos de uma particular, uma pública te dá mais crédito no currículo. Além de que é de graça né, e aí vai ficar bem mais fácil pros seus pais caso você tenha que morar em outra cidade, como é o meu caso. (:

      Enfim, boa sorte esse ano e estude bastante, mas se você não conseguir, não desista! Dai sim é bom você procurar um cursinho pois ele dá uma ótima base pra passar no vestibular!

      Qualquer coisa pode me procurar sempre, viu. Vou dar uma pesquisada sobre universidades particulares e vejo se faço um post aqui pra poder esclarecer melhor as suas dúvidas, que tenho certeza que bastante gente tem.

      Beijos, qualquer coisa, estou às ordens!

  2. Amandinha!!!
    LEndo esse post fiquei com mega saudades da minha época de faculdade..de me divertir sem pensar em nada, estudava sim, mas a vida social era outra….rsss
    Bjao!!!

  3. É exatamente assim! Entrei na faculdade assim que terminei o ensino médio. É um transição louca porque em dezembro você fazia deveres de casa e levava ocorrência pro chegar atrasada e, em março do outro ano, isso deixa de ser um valor.
    Morava em Vitória, no ES e vim estudar na UFOP aqui em MG. De todas as mudanças, essa foi a mais impactante. Mas com o tempo, a gente se acostuma e cria laços com os novos colegas, a nova cidade, o novo estilo de vida.

Deixe uma resposta

