Resenha: O Arqueiro – Bernard Cornwell


Oi gente, como estão? Venho trazer hoje para vocês a resenha do livro “O Arqueiro” de Bernard Cornwell, é o primeiro livro da trilogia A Busca do Graal.

Sinopse

Thomas tem apenas 18 anos quando sua aldeia é atacada por um homem misterioso, conhecido apenas como Arlequin. Ele lidera um grupo de guerreiros com uma missão: roubar a lança de São Jorge. Uma das maiores relíquias da cristandade. O jovem escapa e promete ao pai moribundo vingar-se dos agressores e recuperar o objeto precioso. Deixa o que restou do povoado e viaja para o outro lado do Canal da Mancha, onde se junta a grupos de arqueiros ingleses em permanente combate com os franceses. Começam, então, suas aventuras em campos de batalha. O que ele ainda não sabe é que terá de enfrentar um grande mistério que assombra sua vida: os planos diabólicos do famigerado Arlequin, que podem afetar o destino de muitos reinos poderosos.

Editora Record, 24ª edição, 2014.

abert

Comprei o box com os três livros da saga de Thomas em uma oferta no Submarino, onde o box todo acabou saindo por apenas R$ 19,90. Não conhecia Bernard Cornwell, nem entendi muito bem a primeira vez que li a sinopse no site, mas comprei já que o preço estava baixo e por gostar muito de estudar a Idade Média e as guerras que houveram durante o período. Quando comecei a leitura achei que não fosse gostar muito, porém o que posso dizer é que o livro, os personagens, e principalmente a escrita de Cornwell me seduziram e fizeram-me apaixonar pelo livro.

A história nesse primeiro livro ocorre juntamente a batalhas da Guerra dos Cem anos, onde Inglaterra e França lutavam um contra o outro. Thomas é um arqueiro inglês, por isso vemos muito mais esse lado da guerra. A base histórica é bem fundamentada e a descrição das batalhas é simplesmente incrível, de tirar o fôlego, eu me sentia no campo de batalha ao lado dos personagens lutando com eles.

Como podem ver na imagem abaixo, há uma “Nota Histórica” ao fim do livro, onde Cornwell explica o que de fato aconteceu baseado em fatos históricos e o que foi inventado por ele, achei muito útil e importante para melhor entendimento da história real que serve de fundo para a saga da vida de Thomas.

hist

Quando abri o livro e vi o Sumário (foto abaixo) tive um susto ao ver que o livro seria dividido em poucas partes, sendo as regiões onde ocorrem a história, pois eu gosto de parar de ler quando acaba um capítulo e seria bem ruim parar no meio de uma página qualquer, mas então quando fui lendo percebi que dentro dessas divisões há a separação por capítulos, com um corte de páginas, como vocês podem ver abaixo, e no fim de cada divisão também há uma diferenciação. Fiquei bem mais aliviada já que poderia terminar um capítulo e parar kkkkk mas o ruim nisso é que você não consegue saber em qual “capítulo” parou e procurar a página depois, então é sempre bom ter um marcador de páginas junto.

1

Na descrição do site, o livro box estava como “Edição Econômica” porém os livros são em tamanho normal, não são livros de bolso, e o acabamento é muito bom, a capa do livro não é dura, mas é resistente e brilhante, o box é um pouco molengo, mas tendo cuidado vai durar por muito tempo. As páginas são brancas e achei um pouco finas, então ficam um pouco transparentes, dá pra entender melhor na imagem a cima, mas isso não compromete nem um pouco a leitura. Achei lindíssima a arte da capa, as fontes usadas, tudo me remete a Idade Média, achei um cuidado bem legal com os detalhes.

ul

Eu gostei bastante do livro a história flui e não é cansativa. Estou ansiosa para ler os próximos e descobrir o que acontece com o Thomas e os personagens que o acompanham em sua jornada. Não dei detalhes sobre a história para não dar spoiler. Não achei o livro muito pesado, no sentido de violência explícita, já que na maior parte do tempo acompanhamos Thomas e ele não participa dos saques às cidades como os demais soldados que são retratados com selvageria. Se você gosta de livros históricos, de guerra, cenas de batalha, flechas e espadas atingindo seus alvos, aproveite pois você também vai gostar muito!

Nota história: 10/10

Nota edição: 3/5

E aí quem também gosta desse tipo de livro? Quem já leu ou gostaria? Me contem aqui nos comentários e me sigam lá no Instagram para sempre ficar por dentro das novidades aqui do blog!

bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s