Resenha: Caixa de Pássaros


A resenha de hoje é do fantástico livro de Josh Malerman, Caixa de Pássaros. Era um livro que eu estava querendo ler a muito tempo, porém nunca comprava, ia deixando pra depois. Quando ele chegou aqui em casa com alguns outros livros postei foto lá no Instagram e recebi vários comentários falando para ler esse livro, e agora venho contar para vocês o que eu achei.

cxp3

Sinopse

Quatro anos depois de tudo ter começado, restaram poucos sobreviventes, incluindo Malorie e seus dois filhos pequenos. Morando numa casa abandonada próxima ao rio, ela sonha há tempos em fugir para um local onde sua família possa ficar em segurança. Mas a jornada que têm pela frente será assustadora: 32 quilômetros rio abaixo em um barco a remo, vendados, contando apenas com a inteligência de Malorie e os ouvidos treinados das crianças. Uma decisão errada e eles morrem. E ainda há alguma coisa os seguindo. Será que é um homem, um animal ou uma criatura desconhecida?

Editora: Intrínseca, 1ª edição, 2015.


Josh Malerman é cantor e compositor da banda de rock High Strung Caixa de Pássaros é o primeiro livro de sua autoria. Sempre gostei de terror e suspense e desde que li a sinopse pela primeira vez fiquei bem curiosa a respeito da história. Posso dizer que as minhas expectativas estavam enormes e que o livro me surpreendeu muito, o que e como eu imaginava a história foi muito diferente, não é apenas um mundo apocalíptico, é uma história de medo, medo do desconhecido, medo de ser solitário, medo por seus entes queridos, um mundo onde não se pode olhar.

cxp2

A história é contada em dois períodos de tempo distintos, sendo cada capítulo um período diferente e eles se intercalam durante o livro, o que pode parecer confuso de início mas para mim foi o essencial para mergulhar profundamente na história e conseguir um envolvimento e empatia muito grande com os personagens. Já registrando que o desenvolvimento tanto da história quanto dos personagens é incrível.

O livro se passa no presente, que é o que a sinopse se refere e também se passa no passado, logo quando “O Problema”, como é chamado no livro, começou, e a partir dessas duas visões acompanhamos Malorie em sua jornada. Esse é um ponto importante, já que o livro é narrado em terceira pessoa, porém sempre acompanhando a personagem, então assim como ela, não temos todas as respostas e também estamos com vendas nos olhos.

Não é um livro onde você lerá embates violentos, explosões de sangue, um apocalipse generalizado, não. É um livro que fala sobre o medo, fala sobre crenças, explora relações humanas de forma surpreendente. É um suspense que te deixa tenso do começo ao fim, você acaba se apegando aos personagens e torcendo por eles, mesmo sabendo o que se passa no futuro e isso fez com que eu não conseguisse parar de ler. Queria saber o que aconteceu com aquelas pessoas, como chegaram no ponto da história que se passa no presente.

cxp1

Na capa do livro está escrito “Um livro que deve ser lido de uma só vez […]” frase de Hugh Howey, e é exatamente a sensação que eu tive e que quero transmitir. Leia-o em um dia que você possa realmente se envolver e mergulhar na história, eu fiquei tensa, sem folego, chorei e queria entrar dentro das páginas para poder ajudá-los, entender melhor o que acontecia, me senti ali presa, sem poder abrir os olhos.

O livro tem 264 páginas, a capa é muito bonita e texturizada e sem muito brilho, não é capa dura, porém é resistente. As páginas são amarelas e os inícios de capítulos tem a ilustração de galhos de árvore, o que remete a vida cinza que os personagens enfrentam.

Nota: 10/10

O ótimo até para quem não é tão fã de terror, já que são poucas as cenas mais violentas. E você já leu o livro? Tem vontade? Comente e não esqueça de seguir no Instagram para ficar sempre por dentro das novidades.

bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s